O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E MIDIÁTICOS NAS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CASSILÂNDIA-MS

Eton Luis Gomes

Resumo


O objetivo principal deste trabalho foi o de investigar o uso dos recursos tecnológicos e midiáticos nas Salas de Tecnologias Educacionais no Ensino de Ciências e Biologia nas Escolas Estaduais do Município de Cassilândia-MS. Buscando atender a esse propósito, foram utilizados os seguintes objetivos específicos: a) descrever se o uso das STEs e dos recursos midiáticos contribuíram para melhorar as práticas pedagógicas dos professores de Ciências e Biologia nas escolas da rede estadual; b) avaliar se o uso das STEs pelos professores das escolas estaduais de Cassilândia contribuiu para melhorar a aprendizagem dos estudantes; c) identificar as dificuldades encontradas pelos professores de Ciências e Biologia no uso da STE e dos recursos midiáticos; d) incentivar o desenvolvimento de atividades pedagógicas utilizando os recursos midiáticos e a STE para fortalecimento da construção do conhecimento de forma significativa. O período escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi de novembro de 2011 a dezembro de 2011. A análise ocorreu sob a luz das abordagens quanti/ qualitativa. Inicialmente foram realizadas leituras de livros, de publicações de artigos que abordaram a temática, em seguida, foram realizados levantamento, mapeamento e análise de documentos do Ministério de Educação (MEC) e da Secretaria de Estado de Educação (SED) sobre as STES em Mato Grosso do Sul. Paralelamente, foram realizadas entrevistas com sete docentes de Ciências e Biologia da rede estadual das seguintes escolas: E. E. Hermelina Barbosa Leal; E. E. Rui Barbosa e E. E. São José. Os resultados finais revelaram que o recurso tecnológico mais utilizado pelos professores de Ciências e Biologia é o computador, e a mídia, a Internet, sendo que a atividade predominante é a pesquisa on-line a respeito dos conteúdos estudados, que apesar da utilização dos recursos midiáticos e tecnológicos existentes nas STEs, o problema reside no modo como vem ocorrendo seu emprego.


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