A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO

Francisco de Assis Medeiros

Resumo


O projeto político pedagógico (PPP) constitui-se como um documento norteador de princípios, diretrizes e propostas de ação, para organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola. Na sua organização, deve institucionalizar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) prevendo a disponibilidade de sala de recursos multifuncionais; inscrição no AEE; identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas; professores especialistas e redes de apoio no âmbito da atuação profissional, da formação, do desenvolvimento da pesquisa, do acesso a recursos, serviços e equipamentos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a perspectiva da educação inclusiva presentes nos PPPs das escolas do sistema municipal de ensino fundamental no interior do Estado de São Paulo. O delineamento utilizado foi a pesquisa documental. Para isso, as 16 escolas enviaram em formato digital o PPP para análise, para os quais foi criado um roteiro de análise em uma perspectiva inclusiva. Os resultados permitiram identificar que os 16 PPPs apresentam uma preocupação em relação a educação inclusiva, no entanto, ainda simplista. Verifica-se que carecem principalmente de descrições dos alunos PAEE, o ano/série em que se encontram e as adaptações curriculares e estruturais que estão sendo realizadas visando atendê-los. Concluiu-se, portanto, a necessidade de modificar os PPPs para torná-los totalmente inclusivos.


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