PERFIL DE PESQUISAS NACIONAIS SOBRE HABILIDADES SOCIAIS APLICADOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL

Francisco de Assis Medeiros

Resumo


Apesar dos esforços empregados para respaldar as instituições que possuem em seu alunado indivíduos com necessidades educacionais especiais (NEEs), dificuldades ainda são observadas e precisam ser superadas. Dentre elas, estão as demandas concernentes às relações interpessoais. O objetivo da presente pesquisa foi realizar uma revisão narrativa da literatura nacional relativa à aplicação do campo teórico-prático das habilidades sociais à educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto foram realizadas buscas nos bancos de dados do Periódico Capes, Portal Regional da BVS e no Google Acadêmico, utilizando combinações das palavras-chave “Inclusão escolar”, “Educação Inclusiva”, “Educação Especial”, “Necessidade Educacionais Especiais” e “Habilidades Sociais” em conjunto com o operador booleano AND. Foram analisados 12 artigos a partir de seis categorias de análise: 1) autores; 2) ano de publicação; 3) tipo de pesquisa; 4) participantes e tamanho amostral; 5) instrumentos e método de obtenção dos dados; 6) objetivo. Como resultado, verificou-se baixo número de pesquisas referente a temática, existência de lacunas na literatura, com destaque para o mapeamento das práticas educativas de professores, assim como tendências quanto aos instrumentos e método de obtenção de dados, população estudada e tipo de pesquisa realizada.


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