Análise da autoestima pela Escala de Rosenberg em universitários do curso de enfermagem

CARINA GALVÃO PORTERO

Resumo


Entende-se como autoestima o senso de valor e confiança que o indivíduo agrega a si mesmo, abrangendo um complexo de sentimentos e pensamentos que pode torná-lo mais ou menos apto frente aos desafios do cotidiano, em busca da satisfação de seus interesses e necessidades. Os estudantes do curso enfermagem constituem uma população digna de atenção no que tange a autoestima, uma vez que expectativas e frustrações influenciam o modo de ver a si mesmo (abalando a inserção no mercado de trabalho). Este estudo tem como objetivo classificar a autoestima de universitários de enfermagem, com auxílio da Escala de Rosenberg. O método utilizado para a pesquisa foi um estudo epidemiológico, transversal, analítico com abordagem quantitativa em duas instituições de ensino superior particulares, em uma cidade do interior de São Paulo, região noroeste do estado. A amostra total corresponde a 209 estudantes universitários do curso de enfermagem. Para coleta de dados fez-se o uso de instrumento validado para tal variável, a Escala de Autoestima de Rosenberg – EAR. Verificou-se que metade, 106 (50,7%), dos universitários de enfermagem do estudo, apresentava autoestima média e 94 (45%) autoestima alta (satisfatória); apenas 9 (4,3%) dos estudantes apresentaram baixa (insatisfatória) autoestima. Este dado é avaliado com caráter positivo, já que a presença de autoestima torna-se um mecanismo de auxílio na resolução de problemas do cotidiano universitário.


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