Percepção de estresse em acadêmicos do curso de psicologia

ANA ELIZA DE ALMEIDA SOUZA

Resumo


O trabalho visou investigar a percepção de estresse em acadêmicos do primeiro e do último ano do curso de Psicologia. Este trabalho enquadra-se em um estudo quantitativo, transversal e descritivo, cujo objetivo foi verificar as características sociodemográficas dos acadêmicos, a média de percepção de estresse em baixa, média e alta percepção do primeiro e último ano de psicologia e comparar as médias de percepção de estresse entre as turmas. Este trabalho foi aprovado pelo CEP, com o número do parecer 3.190.980. Foram coletadas 54 amostras, nas quais obtinham o questionário sociodemográfico e o PSS-14 respondidos pelos acadêmicos, ao que tange as variáveis sociodemográficas deste estudo, foi possível observar que em sua maioria, são compostas por mulheres solteiras 44 (81,48%), morando em cidades da região 40 (74,07%), tendo como percurso de até 30 minutos até a faculdade 32 (57,41%), foi compreendido que em relação às médias de percepção de estresse, o primeiro ano apresenta maiores números referente à média de percepção (52,9%) que o último ano (45%), entretanto o último ano demonstra maiores números sobre alta percepção (32,5%) que o primeiro ano (29,4%). Portanto, aponta-se que o estresse está presente em ambas às turmas, porém no primeiro ano a maioria tem média percepção de estresse, sendo importante atuar agora para não atingir estágios maiores, então foi proposto como resolução dessa problemática o desenvolvimento de práticas que auxiliem os acadêmicos a desenvolver repertórios de prevenção e técnicas de enfrentamento do estresse com o intuito de obter uma melhor qualidade de vida.


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