Plataforma Experimental Para Estudo das Pontes Conversoras de HVDC em Atividades de EaD

Erica Vasconcelos de Morais, Rodrigo Alessandro Oliveira, Luis Carlos Origa de Oliveira, Luis Fernando Bovolato, Aleciana Vasconcelos Ortega

Resumo


Ao longo das últimas décadas, a constante evolução da Internet tem viabilizado a criação e utilização de novas ferramentas coorporativas direcionadas para a educação a distância (EaD) em diversas áreas do conhecimento. Particularmente na área das engenharias, novos recursos têm sido utilizados para apoio experimental ao ensino e pesquisa, por meio de laboratórios capacitados para acesso remotos. Tais recursos surgiram, principalmente, com o intuito de solidificar os conceitos teóricos veiculados pelos sistemas de (EaD) com vistas à concretização de uma aplicação prática. Como ilustração do uso desta ferramenta de apoio, apresenta-se neste trabalho os resultados obtidos utilizando-se objetos de aprendizagem (OA) relacionados ao estudo do comportamento das pontes conversoras trifásicas. A plataforma experimental pode ser acessada remotamente e possui grande flexibilidade operacional. É disponibilizado para o usuário total controle sobre as tensões de alimentação e os ângulos de disparo dos tiristores, no sentido de viabilizar uma base comparativa entre os resultados colhidos experimentalmente e os conceitos teóricos preconizados.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Visite também o site da FIC - www.ficms.com.br