FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES INICIANTES: REVELADA POR SUAS NARRATIVAS

Cátia Soares Madaleno Menezes, Eliane Greice Davanço Nogueira

Resumo


Este artigo é fruto de uma pesquisa em andamento que oportuniza o educador expor suas narrativas sobre o seu desenvolvimento profissional, que se sinta agente participativo na tentativa de compreender a prática. Trata-se de uma pesquisa instaurada na linha: “Teoria e prática Educacionais” do Programa de Pós Graduação em Educação, nível de mestrado, ofertado pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba. O presente trabalho tem como objetivo iniciar um estudo sobre a importância de se pesquisar o desenvolvimento profissional docente de professores alfabetizadores iniciantes, através de narrativas autobiográficas que abordem a formação, as condições de trabalho e a compreensão da prática alfabetizadora. Embasando-se para o desenvolvimento deste nos autores Delory Momberger(2006.2008.2012), Dominicé (1982/2000), Nóvoa (1995,1997,2000), Passeggi (2012), Pineau (1999,2004,2012) , Tardif (2000/2004) , Nogueira (2011), Bakhtin (2010), Clandinin,Connelly (1995/2011), Larrosa (1995), Soares (2004/2006) , Souza (2006,2010,2014) Prado (2014)  e Soligo (2014) .


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