Uso do Computador para o ensino de Física com base na Aprendizagem Significativa

Toni Amorim

Resumo


O ensino da disciplina de Física no ensino médio em muitas escolas, remete-se a um processo cansativo e quase sempre baseada no processo de decorar fórmulas.   Com o uso do computador as aulas se tornam mais eficazes e motivadoras, assim é possível proporcionar ao aluno um modelo de aprendizagem que torne mais fácil a assimilação de fórmulas utilizadas na disciplina de Física. Nesse trabalho o que objetivamos com a implantação dessa ferramenta é que os alunos tenham uma aprendizagem significativa o ver acontecer, o refazer instantaneamente num ponto que surja dúvidas. Utilizou o software Phet para o ensino de Física. A fim de incentivar ainda mais a exploração quantitativa, as simulações também oferecem instrumentos de medição, incluindo réguas, cronômetros, voltímetros e termômetros. Os conteúdos ofertado tiveram como base a aprendizagem significativa. O software foi testado com alunos da escola estadual Carlos Hugney na cidade de Alto Araguaia MT.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Visite também o site da FIC - www.ficms.com.br